googlePesquisa

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Inovação, caminho para o sucesso

Quando se fala em inovação, muita gente acha que isso só tem relação com tecnologia. É um engano. Um empreendedor inova, por exemplo, quando cria uma embalagem diferente, mais fácil de abrir e que mantém o lanche quente até sua entrega... veja também o caso do Nelsinho, um pipoqueiro que trabalha no Centro do Rio: ele criou um Disk-Pipoca, que entrega pipoca quentinha nos escritórios. Basta ligar... Isso é inovação. 

Aliás, boas histórias não faltam. Uma delas é a da Giselle Barroso, que tem confecção de camisolas e pijamas em Friburgo - a Encanto de La Luna. Para enfrentar os concorrentes, ela passou a utilizar sobras de tecido da produção para fazer bonecos de pano, inspirados em personagens de um livro que escreveu. A partir daí, passou a vender bonecos e pijamas estampados com os personagens. Resultado: o faturamento aumentou 95%. 

Para inovar, não é preciso tecnologia de ponta ou muito dinheiro. Basta buscar soluções simples e adaptá-las à sua necessidade. 

Você pensa em inovar na sua empresa? Em oferecer algo sempre diferente para o seu cliente? Se a resposta é não, é hora de começar a pensar ... Empresas que inovam crescem 30% a mais que a concorrência, segundo pesquisa do Sebrae. 

Se você quer inovar na sua empresa, tenha algumas coisas em mente. Uma delas é incentivar ideias inovadoras por parte dos funcionários. Dê prêmios para as boas ideias e respeite as ruins. Os funcionários têm que ter liberdade para expressar as ideias que têm. 

Outro ponto importante: uma boa ideia pode surgir apenas da observação do empresário. Mas é importante que ele faça isso de forma organizada, cruzando dados, ficando atento às tendências etc. 

Quer conhecer dicas sobre inovação em negócios de vários ramos de atuação ou conhecer casos de quem inovou? Vá até o blog Faça Diferente, criado para ajudar os empresários que querem inovar.


Fonte: www.glogo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário